[Debian-Br-ES] Fwd: Resumo da Plenária Debian no FISL14

Albino B Neto binoanb em binoanb.eti.br
Quarta Julho 10 16:45:24 UTC 2013

[Encaminhando]

Um ponto relacionado aos GUD acho importante o ênfase.

- -------- Original Message --------
Subject: Resumo da Plenária Debian no FISL14
Date: Wed, 10 Jul 2013 10:23:10 -0300
From: Paulo Henrique Santana <phls00 em gmail.com>
To: Debian Brasil - lista geral <debian-br-geral em lists.alioth.debian.org>

Olá a todos,

Segue abaixo um relato do que aconteceu durante a Plenária Debian no
FISL14 com as propostas que tiramos. Os que participaram fiquem a
vontade para fazer as devidas correções/complementos.
E claro, esperamos os comentários de todos para que possamos
"homologar" nossas propostas, ou não :-)

Participaram da mesa eu (Paulo - Curitiba), Eriberto (Brasília) e o
André (Porto Alegre).
Também estavam presentes o Adriano do time de tradução, e os DDs Kov
(Gustavo Noronha) e Metal (Marcelo Vieira), além do interessados em
geral (esqueci de contar quantos eram ao todo).
Como a sala é pequena e não existe um palco, a conversa foi bastante
democrática cabendo a mesa apenas organizar as discussões.

Todos entenderam que o momento é de reestruturação do Grupo de
Usuários Debian Brasil e que para isso precisamos tomar algumas
medidas que ajudem a trazer novos contribuidores para o projeto
mundial e usuários para o grupo nacional.
Por isso, a principal questão levantada foi: Qual o objetivo/foco do
GUD? Por que e para que ele serve? Por que uma pessoa nova passaria a
contribuir com o GUD?
Não chegamos a uma resposta concreta sobre isso até porque a discussão
precisa ser feita a médio prazo com a contribuição de mais pessoas.
Mas focamos a discussão em como melhorar a imagem do GUD para o
público e facilitar o canal de contato. Para isso propusemos:

1) Usar a página http://softwarelivre.org/debianbrasil como principal
do grupo nacional colocando lá notícias, informações, etc.
Para isso, precisamos que o endereço http://www.debianbrasil.org
aponte para esse página (hj ela aponta para a nossa wiki nacional).
Esse domínio é administrado pelo faw (Felipe).
Também devemos abrir para que os interessados possam contribuir
diretamente com conteúdo, permitindo que eles postem textos.

2) Migrar todo o conteúdo da http://wiki.debianbrasil.org para a wiki
mundial, a partir de http://wiki.debian.org/Brasil e solicitar que o
faw redirecione a url para lá.
O objetivo é eliminar a nossa wiki nacional e passar a contribuir na
wiki mundial deixando lá conteúdos específicos como a parte de
tradução e "rascunhos" que precisam ser editados mais constantemente
como aconteceu com a página que continha os textos da nossa
participação no FISL.
Provavelmente alguns textos migrarão da wiki para a página principal,
um que eu me lembro agora é aquele que fala das listas por exemplo.

3) Recomendar fortemente o fim dos GUDs estaduais ou a não criaçao de
novos GUDs estaduais.
O objetivo é canalizar os esforços de todos para contribuirem com o
GUD nacional, ao invés de pulverizar textos e contribuições em páginas
estaduais. Obviamente isso não é obrigatório, quem achar que deve
manter o GUD estadual tem todo o direito de de fazê-lo, mas queremos
sensibilizar o qual importante é nesse momento divulgar o GUD
nacional.
Aqueles grupos que quiserem manter suas listas locais principalmente
para organizar os eventos, também tem todo o direito de fazê-lo. Não é
nosso objetivo propor o fim das listas,  se o pessoal se sente melhor
discutindo as ideias locais por lá.
Se não estou enganando, hoje apenas o GUD-RS é o grupo que mantem uma
página atualizada. Alguém saber de algum outro GUD estadual que está
tão ativo assim?

Um adendo que eu pensei agora: dentro desse objetivo de ter um grupo
nacional forte, acredito que podemos seguir uma ideia que o Valéssio
comentou comigo semanas atrás sobre um concurso para criar uma logo do
GUD nacional.
Não sei se há tempo hábil para isso, mas seria legal já ter no
DebianDay. E eu entendo que é importante que todos se comprometam a
colocar como organizador do DebianDay não o GUD-estado mas sim o GUD
nacional.

Outras sugestões que surgiram:
- - Criar uma página com "cases" de sucesso de uso de Debian para que as
pessoas possam contribuir e mostrar como estão usando Debian no seu
local.
- - Montar um grupo para elaborar um "regimento" ou carta de intenções
ou planejamento estratético, enfim, um texto que tente responder
aquelas questões que coloquei no início (objetivo, por que, etc).
- - Usar as redes sociais (facebook, twitter, google+) para ir até o
público buscar novos contribuidores. Eu e o Valéssio temos usado essas
redes, mas vamos ampliar nosso trabalho.
- - Elaborar um texto de chamada para que as pessoas contribuiam com a
wiki (ou a página).
- - Incentivar a criação de vídeos-tutoriais sobre Debian.

É isso. Acredito que se não houver objeções, o primeiro passo é pedir
ao faw para acertar os redirecionamentos e eu já poderei começar a
migrar o conteúdo da wiki nacional para a internacional.

Abraços,

- --
Paulo Henrique de Lima Santana
http://www.phls.com.br
Tim  (41) 9638-1897
Vivo (41) 9188-9981
Oi    (41) 8496-0289
GNU/Linux user: 228719  GPG ID: 0443C450

- --
Albino B Neto
Ativista, Software Livre
www.gnu.org   www.fsf.org   www.fsfla.org   www.eff.org
Não use Skype é software não livre, a desenvolvedora lê suas conversas.
  Use o Ekiga.
A NSA e CIA lê meus e-mails, está infringindo a Constituição dos EUA,
  sugiro os funcionários seguirem o caminho de Edward Snowden.

Pelo voto impresso: www.votoseguro.org
  "No Brasil, sempre houve fraude eleitoral. O que as urnas eletrônicas
produziram não foi o fim das fraudes. Foi o fim da investigação das
fraudes." Pedro Dória

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um
  pode começar agora e fazer um novo fim." Chico Xavier