[Debian-br-wiki] Debian-BR-Wiki: Ajude o instalador Debian foi modificada

ewiki@debian-br.alioth.debian.org ewiki@debian-br.alioth.debian.org
Sun, 11 Jul 2004 13:34:54 -0600


Oi,

Este e-mail foi automaticamente gerado pelo Notify Plugin do
Erfurk Wiki de www.debian-br.org.

A pagina 'Ajude o instalador Debian' foi modificada. Ela pode ser encontrada aqui:
http://debian-br.alioth.debian.org/index.php?id=edit/Ajude+o+instalador+Debian

--
ErfurtWiki em http://debian-br.alioth.debian.org/

Para nao receber mais este tipo de e-mail, se desinscreva da lista
debian-br-wiki@lists.alioth.debian.org. Informacoes sobre como faze-lo
podem ser encontradas em http://lists.alioth.debian.org

-----------------------------------------------------------------------------

--- /tmp/ewiki.tmp.notify.diff.d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e	2004-07-11 13:34:54.000000000 -0600
+++ /tmp/ewiki.tmp.notify.diff.5f71f89a53598c1e981f10bcb980377e	2004-07-11 13:34:54.000000000 -0600
@@ -0,0 +1,34 @@
+___Chamada para testes do novo instalador Debian___
+
+Comunidade Debian brasileira, uni-vos ! O projeto [Debian-BR] gostaria de convocar a todos os usuários e entusiastas do sistema operacional [Debian] a testar o futuro [instalador|http://www.debian.org/devel/debian-installer/index.pt.html] da próxima versão estável do [Debian].
+
+Uma das grandes novidades do novo instalador, conhecido simplesmente pelo codinome de __d-i__ (debian-installer), é o reconhecimento automático de hardware, conseguido através do uso do software [discover|http://platform.progeny.com/discover/index.html].
+
+O novo instalador é altamente modular e utiliza centenas de micro-pacotes [Debian]. Além da existência de micro-pacotes que acrescentam funcionalidades específicas ao instalador, como suporte a LVM e RAID, existem micro-pacotes que contém módulos do kernel Linux, os quais dão suporte a uma grande quantidade e variedade de hardware (placas de rede, placas de som, dispositivos USB, etc).
+
+Porém, apesar da grande maioria dos módulos do kernel Linux existentes já estarem disponíveis como parte dos diversos micro-pacotes do novo instalador, é necessário que a base de dados de identificação de hardware do discover seja alimentada com informações que o ajudem a determinar qual módulo utilizar para qual hardware.
+
+Essa chamada para testes têm como objetivo colocar o instalador à prova em hardware comum em nosso país, de forma que possamos conseguir
+informações sobre qual hardware é detectado corretamente (o que, futuramente, pode ajudar na criação de uma base de dados de compatibilidade de hardware) e qual não é detectado.
+
+Caso você esteja disposto a ajudar o [Debian] a ser uma distribuição amigável ao hardware comum existente em nosso país, faça o download da [imagem ISO|http://cdimage.debian.org/pub/cdimage-testing/sid_d-i/i386/20040710/sarge-i386-netinst.iso]
+de testes do novo instalador, faça uma instalação de testes e [envie|submit@bugs.debian.org] um relatório de instalação.
+
+Um modelo de relatório poderá ser encontrado no diretório __/root__ no sistema já instalado, na forma de um arquivo em formato texto puro com o nome de __install-report.template__. Caso tenha algum problema e não consiga terminar a instalação, um modelo do mesmo relatório está [disponível|http://www.debian.org/devel/debian-installer/report-template].
+
+Especifique no relatório qual hardware não foi detectado e, caso tenha essa informação, especifique qual módulo do kernel Linux deveria ser carregado para dar suporte a esse hardware. Caso você não tenha certeza sobre qual módulo deveria ser usado, um modo de descobrir qual módulo correto a ser usado é utilizar um Live-CD que detecte todo seu hardware, como o Knoppix ou o Kurumin, verificar quais módulos foram utilizados para dar suporte ao seu hardware e fornecer essa informação em seu relatório de instalação.
+
+Adicionalmente, inclua a saída dos comandos __lspci__ e __lspci -n__ em seu relatório. Isso nos ajudará enormemente a identificar seu hardware e incluir o suporte necessário ao mesmo na base de dados de identificação de hardware do discover. A saída desses comandos pode ser obtida durante a execução de um dos Live-CDs citados caso sua instalação de testes não consiga ser finalizada.
+
+Um ponto importante a ser destacado é que a imagem ISO disponível para
+testes não possui um sistema [Debian] completo, mas sim somente o mínimo necessário para instalar um sistema básico e os próprios módulos do instalador. Nenhum ambiente gráfico está disponível nessa imagem ISO.
+
+A idéia é somente testar a qualidade da detecção de hardware do novo
+instalador em hardware comum em nosso país e não instalar um sistema
+Debian completo (apesar de isso ser possível caso você esteja disposto a fazer o download de todo o restante dos pacotes que deseje depois da
+instalação).
+
+Por isso, recomendamos não selecionar nenhum pacote adicional ao final da instalação. Esteja a vontade para fazê-lo caso deseje, mas tenha em mente que este não é o foco e que, como o instalador irá obter os pacotes adicionais selecionados da distribuição de testes Debian, não é garantido que você consiga finalizar o download e a instalação de todos os pacotes sem encontrar nenhum problema.
+
+Vamos lá, ajude a fazer com que o Debian seja um sistema operacional
+ainda mais desejado por todos os brasileiros !